O Mestre
Julio "Lof" Fernandes, MA
VIDA NA ARTE
Na infância teve o primeiro contato com a arte, estudando violão erudito em Curitiba. Na adolescência produziu e dirigiu vários curtas-metragens em Super 8. Depois, sob influência de Stanislavsky, foi para o teatro, dança (Tríade, Curitiba) e expressão corporal. Foi ator em “Esse Ovo é um Galo” de Lauro Cezar Muniz e em “O Compositor em Cena” de Luci Collin, tendo colaborado ainda, na assistência de produção de vários espetáculos teatrais do amigo Antônio Carlos Kraide. Estudou depois Composição e Piano no Morley College em Londres, antes de dedicar-se a medicina, tendo inicialmente estudado Psicanálise (Tavistock Clinic em Londres) e depois Cirurgia Plástica.
Residiu em Londres, Copenhagen e Barcelona antes de retornar a Curitiba.
Iniciou estudos de História da Arte em 2013 em Amsterdam e em ‘s-Hertogenbosch, com especial interesse nos pintores Hieronymus Bosch e Kasimir Malevich. Em 2014 iniciou estudos de Escultura em Viena com Ilona Hoffmann. Foi depois aluno de Luciano Almeida, de Cunha- São Paulo e de 2016 a 2019 aluno do professor e escultor Elvo Benito Damo no Centro de Criatividade de Curitiba, onde também aprendeu escultura em mármore com o escultor chileno Alan Max. Realizou pós-graduação em História da Arte no C.U. Claretiano concluída em 2016 com a monografia “Considerações Psicanalíticas sobre o Juízo Final de Hieronymus Bosch”. Em 2018 estudou o Renascimento “in locu” visitando Florença, especialmente o Museu Orsanmichele e a Galeria Ufizzi. Em dezembro de 2019 recebeu homenagem em Moscou (Skolkovo Technopark) pelas contribuições artísticas à Cirurgia Plástica. Desde 2019 reside na Holanda onde cursou e concluiu o Mestrado em Artes e Cultura na Leiden University, com a tese “The Owls in Hieronymus Bosch’s Paintings, an Approach to the Painter´s Workshop”. Tem se dedicado a escultura, pintura, desenho, pesquisa em História da Arte e “Art education for plastic surgeons”. Em 2021 publicou “The Legacy of Art in Plastic Surgery” no PRS Journal e teve um longo podcast gravado na Austrália sobre o mesmo tema. No final de 2021 foi artista selecionado para a mostra “Visões da Arte”, no Palacete dos Leões em Curitiba, Brasil com a obra em mármore “Lacrima”. No início de 2022 publicou nos U.S.A. “The owl on the couch” no Jung Journal: Culture & Psiche (edição de inverno 2021/2022) e escreveu o ensaio “The meaning of owls in the Garden of Early Delights and other paintings by Hieronymus Bosch”. Recentemente, em maio de 2024, publicou no Jung Journal o impactante ensaio "The Threshold of Beauty in Creation and Art Appreciation" (O Despertar da Beleza na Criação e na Apreciação Artística ), uma abordagem epistemológica sobre as origens da percepção e da beleza desde a pré-história aos nossos dias. O artigo questiona corajosamente o cientificismo acadêmico, antes de apresentar a psicanálise como instrumento de pesquisa na História da Arte e um novo metodo de refinamento da Apreciação Artistica.
Tem sido professor e “consultant” no Kunsthistorisches Museum em Viena, lecionando no Curso de Escultura para Cirurgiões. Em junho de 2023, ministrou em Versailles, França o Workshop "Le Nez Imaginatif" em Francês/Inglês contando com a presença de grandes nomes mundiais da Rinoplastia. Apresenta no Brasil e Europa Cursos de Escultura e Arte para Cirurgiões Plásticos; Cursos de Apreciação artística e o Art Talk: "Contando Histórias... da História da Arte" onde promove arte, poesia, música e pensamento pós-moderno. No atelier, Julio "Lof" Fernandes procura desenvolver expressões artísticas impactantes, que reportem a uma severa reflexão atemporal sobre a existência contemporânea, frente as pulsões de vida, prazer e morte, tendo na argila, mármore e bronze seus principais veículos.
Julio Wilson Fernandes, MD, MA
VIDA NA CIRURGIA PLÁSTICA
Formado pelo curso de medicina da PUC-Paraná, inicialmente realizou especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Craniofacial no Hospital Cajuru em Curitiba, concluído na Unidade de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Queen Mary’s Hospital em Londres (1980-1982). Foi depois estagiário do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital São Vicente em Curitiba. Durante sete anos, cumpriu extenso programa de treinamento em Cirurgia Plástica, abrangendo todas as sub áreas da especialidade: Foi interno da Unidade de Cirurgia Plástica no Queen Mary’s Hospital em Londres; Honorary Registrar (R 3) no Departamento de Cirurgia Plástica do Rigshospitalet em Copenhagen; Estagiário da Disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná (1987-1988); Estagiário na Clinica Ivo Pitanguy e Estagiário na Clinica Planas em Barcelona. Aprovado em sétimo lugar nacional na prova de Especialista da SBCP em 1988, foi chefe do Serviço de Cirurgia Reconstrutora do Hospital da Polícia Militar do Paraná durante 11 anos e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Vicente de 1991 a 1999, ambos em Curitiba. Em 1990 apresentou a monografia “Método Copenhagen, tratamento do grande queimado” no concurso a Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 1991 apresentou a monografia “Reconstrução Estética e Funcional nas Fraturas Complexas da Orbita” como pré-requisito ao grau de Membro Titular da SBCP. Em 1992 fundou o CIPLAST-Curso Interuniversitário de Cirurgia Plástica de Curitiba o qual ininterruptamente dirigiu e ministrou durante 30 anos. De 1993 até 1995 dirigiu a Clínica de Deformidades Congênitas da PUC-PR operando fissuras lábio-palatinas e outras deformidades. Em 1994 foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. De 1997 a 2019 dirigiu sua própria clínica voltada as cirurgias estéticas da face e corpo, localizada em Curitiba e contando com Centro Cirúrgico próprio e 3 leitos com internação. Ocupou inúmeros cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tendo sido presidente regional em 2000/2001 e membro da Comissão do Concurso a Membro Titular. Foi Professor de Anatomia na PUC-Paraná e Professor Assistente de Clínica Cirúrgica da Universidade Positivo, em Curitiba, onde foi responsável pela disciplina de Cirurgia Plástica e pelo serviço de Cirurgia Plástica no Hospital da Cruz Vermelha de 2006 até 2020.
Publicou cerca de 50 trabalhos científicos sobre diferentes aspectos da Cirurgia Estética e Reparadora da Face, Mamas, Abdome, Mão e Membro Inferior. Os mais lidos tem sido: O Sling Lift, tecnica pessoal de rejuvenescimento da região malar publicada duas vezes no Aesthetic Plastic Surgery Journal; Critérios para uma Lipoaspiração mais Segura; Retalhos de Sustentação nas Mamoplastias de Aumento; PPT-Platysma Pinch test na eleicao das tecnicas de Ritidoplastia Cervical; Emprego de um algoritmo nas técnicas de dermolipectomia abdominal; Reconstrução nos grandes defeitos do Couro Cabeludo; Punch Grafts nas ulceras de difícil, tratamento do Membro inferior.
Realizou 184 apresentações cientificas no Brasil e exterior e 52 revisões para o Aesthetic Plástic Surgery Journal. Publicou 5 livros texto de Cirurgia Plástica, sendo o mais importante o “Cirurgia Plástica bases e refinamentos” segunda edição publicado em 2012.
Membro Titular da SBCP, AExPI, ISAPS, IPRAS, FILACP e Membro Emérito do CBC.